Muitas vezes, gostaríamos de realizar um orçamento de uma cirurgia com um médico, porém ele insiste em fazer uma consulta de avaliação. Vamos explicar por que seu oftalmologista não passa os valores de uma cirurgia antes de realizar avaliação.
É vetado pelo Conselho Federal de Medicina
Inicialmente é preciso entender que isso não segue o código de ética médica do Conselho Federal de Medicina. É imperativo a todos os médicos, inclusive o oftalmologista, só passar valores de procedimentos e cirurgias após uma avaliação meticulosa do caso clínico.
Isso se dá pois, mesmo que você já tenha um diagnóstico e indicação de cirurgia em mãos, cada caso é único. Sem avaliar o paciente, o oftalmologista não tem como passar uma estimativa do tempo necessário para a cirurgia, por exemplo, que impacta em valores como honorários do anestesista, insumos, tempo de utilização do bloco cirúrgico, por exemplo.
Somente com a avaliação feita pelo médico oftalmologista é possível saber quais procedimentos serão necessários
Entendemos que solicitar um orçamento parece algo simples, porém na medicina a conta é um pouco mais complexa. Quando você agenda uma consulta para um orçamento de cirurgia, o médico fará uma consulta completa, fará avaliação dos exames, exame clínico, entre outros.
Muitas vezes, dependendo do caso, não será necessário realizar a cirurgia, é possível utilizar outras alternativas para recuperação da saúde.
Além disso, o orçamento da cirurgia depende de vários fatores, como honorários médicos, equipe anestésica, internação hospitalar, materiais e insumos necessários, dentre muitos outros.
Lembre-se de que você é único, seu caso clínico é único e cuidar da sua saúde também é cuidar dos detalhes importantes, inclusive quando você precisar de uma cirurgia oftalmológica.