A EXÉRESE (retirada cirúrgica) DE PTERÍGIO é uma cirurgia oftalmológica simples e de rápida recuperação. É realizada apenas quando o PTERÍGIO não respondeu aos tratamentos clínicos realizados.
No caso do PTERÍGIO, o procedimento só é realizado quando há ameaça real à visão ou se esta já se encontra comprometida. O PTERÍGIO que ultrapassa a margem da córnea em 2,5mm deve ser removido por razões médicas. Diferentes técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas. No entanto, a técnica que utiliza o transplante conjuntival (EXÉRESE DE PTERÍGIO e reconstrução com transplante de conjuntiva) é a que apresenta as menores taxas de recidiva (novo crescimento do PTERÍGIO após sua remoção cirúrgica).
O procedimento dura aproximadamente 40 minutos.
O PTERÍGIO é conhecido como “carne crescida” nos olhos e está entre as cirurgias mais realizadas atualmente. PTERÍGIO é o crescimento da conjuntiva em cima da córnea, ou seja, o crescimento da pele em cima da “menina dos olhos”, que é a parte do órgão situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris.